Maria Helena
Marilene
Sílvio
Segundo Carvalho (2001), A COMUNIDADE VIDA é um espaço de relações sociais e históricas onde se produz e reproduz a crença no valor da natureza, e os interesses da sociedade e os ciclos da natureza norteiam as decisões sociais e reorientam os estilos de vida e hábitos coletivos e individuais.
Perceber a COMUNIDADE VIDA nos remete a pensar o nosso comportamento, atitudes e relações com o ambiente. A cultura de uma sociedade está atrelada aos diversos níveis das relações entre os organismos vivos, elementos naturais e o meio modificado pelo homem.
Para que haja uma interação equilibrada e sustentável entre os diversos seres da natureza, faz-se necessária a participação da sociedade na decisão e definição do modelo de desenvolvimento que afeta o seu destino, com respeito e reconhecimento da legitimidade do outro.
É neste entendimento que percebemos a necessidade de uma sociedade menos antropocêntrica e com sentimento de que a Terra está viva e forma um vasto universo em transformação. Portanto, é dever supremo da sociedade assegurar a vitalidade, a diversidade e a beleza da Terra, num pacto de responsabilidade estabelecido entre toda a humanidade, fundado numa dimensão planetária de gratidão pelo presente da vida, considerando o lugar que o ser humano ocupa na COMUNIDADE VIDA.
Com esta preocupação, surgiram vários movimentos na sociedade que passaram a questionar o modelo de desenvolvimento adotado, propondo alternativas de desenvolvimento que harmonize as relações na sociedade e a gestão racional e responsável dos recursos naturais.
Para que estas relações harmônicas se estabeleçam, faz-se necessário um processo educativo de construção da consciência crítica e valorização de experiências populares. Esse processo deve ser impulsionado pela convivência democrática e participação ativa da população na socialização de conhecimentos, visando à transformação da sociedade.
É nesta visão que surge a Educação Ambiental, que deve extrapolar os “muros” das instituições de ensino, para sensibilização e formação da população na busca de alternativas para a superação e prevenção dos problemas ambientais, na perspectiva de minimizar os impactos que ameaçam a COMUNIDADE VIDA.
São várias as definições de Educação Ambiental, mas para este trabalho destacamos o conceito de Marcatto (2002)
“Educação Ambiental é um processo de formação dinâmico, permanente e participativo, no qual as pessoas envolvidas passem a ser agentes transformadores, participando ativamente na busca de alternativas para redução de impactos ambientais e para controle social do uso dos recursos naturais”.
A Educação Ambiental se faz por meio de técnicas e metodologias participativas que sensibilize a sociedade para construção de alternativas que promovam relações harmônicas entre o homem e a natureza. Nesse sentido a missão do Educador ambiental é desafiadora.