sábado, 3 de abril de 2010

MARAJÓ-PA: A ILHA DOS BÚFALOS

A ilha dos búfalos: animais náufragos são atração em Marajó, no Pará
Monte, saboreie e até ordenhe búfalos na maior ilha flúvio-marítima do mundo

Christian Brandão

Aparentemente é um animal feio e mal encarado. De pelagem escura, chifres que intimidam e meia tonelada, os búfalos são seres onipresentes da ilha de Marajó, no Pará. Apesar da aparência, os paraenses garantem que o animal é calmo e dócil. Só depois de algumas horas de convivência - montando e até ordenhando -, é que você concorda com os locais.

Mascotes da ilha, os búfalos são mais vistos que seres humanos. Você vai a um restaurante e ele está logo ali, no cardápio. No café, o leite veio do animal. À noite, feito assombração, não se assuste ao trombar com um pelas ruinhas das cidadelas. E pasme: até os policiais dispensaram os cavalos e patrulham montados nesses grandalhões pretos.

Como não poderiam ficar de fora, os búfalos também estão nas lendas de Marajó. Dizem que os animais asiáticos chegaram no século 19. Mas vieram de uma maneira inusitada. Um navio que ia para a Guiana Francesa teria naufragado ali perto. Os destemidos búfalos nadaram até a ilha pantanosa e dali não saíram.

Para contato direto com os animais, hospede-se nas fazendas. Logo de manhã você já tem contato direto com o animal ao ordenhar uma búfala. A recompensa vem rápido: beber leite quentinho tirado na hora.

Búfalo no prato
Sacolejar no lombo do animal gordo para conhecer as praias de águas claras do local é gostoso. Agora saborear a carne que está sob a cela, é ainda mais.

A carne do búfalo é cortada como a do gado. E leva uma vantagem: tem 40% menos de colesterol e 12 vezes menos gordura. Mesmo assim, fica difícil segurar o regime. O frito de vaqueiro é o prato tradicional: fraldinha picada e frita na própria gordura do animal. O bife à parmegiana com mussarela de búfala também é inesquecível.

Até quem não tem nada com os enormes animais sofre alguma influência. Os peixes, por exemplo, são deliciosamente preparados com molho, que claro, leva leite de búfala. Não há como fugir.

E para nunca mais esquecer dos animais, há bolsas, sapatos e vários outros artefatos de couro para você colocar na mala - que pode ser feita de couro de búfalo também! O curtume fica em Soure, a cidade mais turística da ilha.

Quer ver como eles realmente são uma atração única? Então tente lembrar se você já viu um búfalo chupando manga. Pois é. Em Marajó eles chupam e ainda cospem só o caroço.